quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Invencível




Unbroken
Direção: Angelina Jolie.
137 minutos - Drama - Estados Unidos - 2015
Roteiro: Joel Coen, Ethan Coen, Richard LaGravenese e William Nicholson, baseado no livro escrito por Laura Hillenbrand.
Elenco: Jack O'Connell, Takamasa Ishihara, Domhnall Gleeson.

Primeiro filme de Angelina Jolie como diretora, narra acontecimentos vividos pelo atleta olímpico Louis Zamperini (Jack O'Connell), feito prisioneiro de guerra pelos japoneses durante a segunda guerra mundial. 

As cenas inicias do filme nos colocam no meio de um bombardeio aéreo, conduzido de forma muito realista e bem planejada, onde somos apresentados ao protagonista e alguns de seus companheiros. Os personagens não são muito bem desenvolvidos, sendo que o "vilão" é completamente unidimensional (qual o sentido de bater em Louis ou de se sentar ao lado do personagem e dizer que são amigos?).

Embora tenha muitas virtudes técnicas (os efeitos especiais das cenas de guerra, o figurino e a fotografia do filme são muito bem executados), deixa muito a desejar na parte dramática, culminando num clímax patético cujo único objetivo é trazer alguma emoção aos espectadores já enjoados das cenas de tortura e violência gratuitas (cujo objetivo nunca fica muito claro). 

Não sei se fiquei mais surpreso ao descobrir que o filme foi escrito com participação dos brilhantes irmãos Coen (Ethan e Joel, cuja filmografia é no geral excepcional incluindo Onde os Fracos não Têm Vez e Fargo, apenas para citar duas de suas obras premiadas), ou se pelo fato de precisar pesquisar sobre quem eram os roteiristas do filme. Esse longa praticamente nada tem a ver com os trabalhos realizados por esta dupla.

Mesmo com uma cadência muito lenta, em especial em seu segundo ato cujo final é bastante previsível, esse O Invencível será esquecido por nós num ritmo quase tão rápido quanto do protagonista nas provas que disputou.


Adriano Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário